Wednesday 1 December 2010

Chico y Rita, passado e presente de Cuba

Nesta quarta-feira, a minha terceira participação como comentarista na RádioCom 104.5 FM, na cidade de Pelotas, Brasil, no programa Navegando.

Os comentários semanais são feitos por telefone desde aqui da ilha gélida e tratam, no contexto das relações internacionais, de apontar distintos ângulos de observação e perspectivas sobre arte e política entre o local e o global.

O programa Navegando vai ao ar de Segunda a Sexta, das 16h às 18h, (hora de Brasília) e eu estou ali toda quarta-feira as 16h30.

O texto neste post é o norte do tema abordado.

A RádioCom pode ser acessada online aqui.


Jazz, Havana, Cuba pré-revolucionária no final dos anos 40, a paixão pela música e entre dois músicos e, o melhor, tudo isso em forma de animação.



Chico y Rita é uma produção espanhola-britanica recém lançada aqui na Inglaterra na semana passada, que com uma admirável precisão histórica, narrativa e estilo de animação cativantes mostra o fantástico momento em que a musica cubana viaja para Nova Yorque para realizar a fusão com o jazz anglo-saxão: uma fusão que mudou a historia da musica da época.



Na Havana de 1948 um talentoso jovem pianista que toca na boemia da cidade conhece uma linda e sexy cantora de extraordinária voz que também batalha sua carreira. A parceria profissional e amorosa se vê ameaçada quando Rita recebe um convite para a gloria do showbiz em Nova Yorque que não inclui a Chico, mas isso permite o encontro entre estilos musicais que ajudou a definir a historia da musica do século XX.



Essa animação lírica dos diretores, vencedores do Oscar, Javier Mariscal e Fernando Trueba é certamente o melhor musical do ano e deixa o espectador envolvido com a atmosfera vibrante e sensual da boemia dois lados do Oceano. Num verdadeiro tributo ao jazz, o filme conquista com uma trilha sonora imbativel feita pela lenda da musica cubana Bebo Valdez e do seu filho Chucho Valdes. O filme consegue capturar um momento definitivo na evolução do Jazz, no período em os nomes que hoje são monstros sagrados como Charlie Parker e Dizzy Gillpsie passaram a ser reconhecidos. E então vierams “novos” músicos do Caribe, particularmente de Cuba. Dizzy Gillespie afirmou em varias entrevistas que haver conhecido e tocado com o cubano Chano Pozo foi um momento decisivo para ele. Foi quando novos instrumentos se uniram ao ritmo norte-americano, gerando um intercambio com a musica latina e africana que eram absolutamente novos. A lenda cubana Chano Pozo foi o primeiro percussionista a tocar numa banda de jazz. Outras lendas do jaz também aparecem na animação, como Thelonious Monk, Cole Porter e Freddy Cole, o irmão de Nat King Cole.



Chico y Rita fazem juntos uma romântica e musical viagem em busca do êxito profissional que os leva desde a ilha caribenha para, além de Nova Yorque, Las Vegas e Hollywood, explorando o período pós-guerra através do swing, do bebop e dos ritmos latinos.



Mas também é determinante destacar que o filme, tão cativante, traz Cuba para as telonas e novamente para o imaginário popular no momento em que o país vive um período que realmente parece ser decisivo para o futuro da ilha.



Em abril do ano que vem, Cuba realiza o sexto congresso do Partido Comunista, um evento que sinaliza que algo realmente novo esta por acontecer na ilha. Segundo o presidente Raul Castro, o congresso servira para “fazer decisões fundamentais sobre como modernizar o modelo econômico cubano”. Recentemente o governo Castro publicou uma lista de 178 postos de trabalho que agora são permitidos como autônomos e pequenos negócios. As autoridades cubanas afirmaram que ninguém mais será estigmatizado por trabalhar dessa forma, mas que não será permitida a acumulação de propriedade.



A pesar dos pequenos sinais de flexibilidade não apontarem para profundas mudanças, muitos analistas já se perguntam se Cuba estaria se preparando para adotar um modelo econômico misto, como o que existe na China.



Os salários dos cubanos são baixos, numa média de 30 dólares mensais. No entanto, muito diferente do mundo em que estamos acostumados, o estado cubano garante emprego, sistema universal publico de saúde e de educação e subsidia intensamente moradia e transporte. Mas ultimamente, somado as dificuldades de gerenciar um estado de economia planificada num mundo que não é mais bipolar e enfrentando ha décadas o embargo comercial dos Estados Unidos, o país também sofreu vários recentes desastres naturais e a queda na indústria de turismo, devido à recessão mundial.


O chamamento para o sexto congresso do Partido Comunista Cubano marca o fim de um debate de quatro anos entre os lideres do país em que a posição de Raul, mais flexível que a de Fidel parece ter ganhado espaço. O que passará em Cuba a partir do ano que vem é uma pergunta que, assim como o filme Chico y Rita, mexe com a imaginação popular, mas não pela nostalgia do passado, e sim pela curiosidade com o futuro.

1 comment:

ptecampesine said...

muito interesante! y felicidades para tu participación en el programa de radio chico hiperactivo!