Tuesday 14 December 2010

Repercussões do meu texto sobre o Wikileaks – uma resposta

Meu texto sobre o evento Wikileaks e o fenômeno Assange (post abaixo), elaborado sobre o eixo da provocativa analogia desses com Revolução/Che Guevara, foi produzido para a RadioCom 104.5 FM, mas também publicado pelo site “Amigos de Pelotas”.


Um dos colunistas desse website, Roberto Soares, com cujas idéias dificilmente me imagino me pondo de acordo, inspirou-se no meu texto e escreveu um comentário-resposta no post para logo em seguida ser publicado como um novo post nesse blog do jornalista Rubens Filho, lá em minha cidade natal.


O post de Roberto pode ser acessado aqui e apesar de me alegrar que a minha provocação tenha gerado reações, não pude deixar de fazer a tréplica, e deixei um comentário no tal post.


Para registrar o caso, reproduzo aqui o que foi a minha resposta para o senhor Roberto Soares. Estamos sempre prontos ao bom debate.


"Caro Roberto, não te conheço, mas já li alguns dos teus textos como colunista aqui no “Amigos” que permitem ter uma breve idéia dos tipos de posicionamentos que tens e, se tivesse mais tempo, talvez tivesse deixado um comentário no espírito do bom debate, dado que certamente muito das tuas opiniões não se aproximam das minhas.


No entanto, dado que este teu post é na verdade a tua resposta deixada como comentário num texto meu produzido originalmente para RadioCom aqui de Pelotas, e que foi publicado pelo Rubens em três posts abaixo, me dou o tempo de comentar que me alegra que a minha provocação metaforizada na relação Wikileaks-revolucao/Julian Assange-Che Guevara tenha te inspirado a novas reflexões.


Logo, como teu esporádico leitor (há que se ler de tudo nessa vida) não me impressiona que, segundo bem me lembro em um texto prévio teu também publicado sobre o evento Wikileaks, tenhas feito coro àqueles analistas que pretendiam diminuir a importância dos documentos ao afirmar que os telegramas vazados careciam de novidades.


O que impressiona mesmo é ver a tua tentativa de forçar a barra geral e ingenuamente (quero crer que é por ingenuidade), ao reproduzir de forma vacuna que Assange foi preso apenas pelas acusações de crimes sexuais na Suécia, sem motivação política ou ligações com o caso dos documentos... Olha, estive na Suécia faz pouco tempo, e realmente há mulheres por lá pelas quais um mais afobado correria o risco de transar sem camisinha, mas nem com mil delas todo esse aparato da Interpol seria mobilizado, por mais a serio que o estado sueco leve crimes sexuais (nem vamos discutir se transar sem camisinha deveria ser considerado crime ou não), se o caso fosse apenas esse. Será que no mínimo não deveríamos considerar que os telegramas diplomáticos vazados revelaram que a Suécia é (ou era) um membro secreto da OTAN?


Sobre tuas repetidas e rancorosas manifestações de preconceito contra o Lula, caro representante da fina flor do Lácio, nem vale a pena comentar.


Podes mais do que isso, Roberto, estou quase certo. Continue tentando.

Saludos - Aleksander Aguilar"

No comments: