Friday 10 December 2010

Yesterday in London

Otimo video mostrando as cenas das verdadeiramente incriveis batalhas no centro de Londres ontem a tarde, em funcao das manifestacoes estudantis. Nao da pra fazer o “embedded” direto do video, mas nao deixa de acessar-lo clicando aqui.


Como estamos falando de Londres em 2010, continuam me impressionando os protestos de rua contra o aumento das taxas nas universidades inglesas, planejado pelo atual governo dos Tory (em coalisao com os Lib-Dem, diga-se de passagem) e levado a votacao no Parlamento.


A votacao passou, apertada, e o valor dos cursos vao triplicar; passar de tres mil para nove mil libras, mas parece que como consequencia a capital britanica testemunha os maiores protestos de rua, mais de 30 mil pessoas, principalmente estudantes e professores, no pais desde 1990. Ver o centro de Londres, por todos os cartoes postais, como palco de batalha, com manifestantes quebrando a Oxford Street e pixando o Whitehall, eh realmente surpreendente.


O principe Charles e a sua esposa Camila tiveram o azar de estar indo para um “evento real” bem na hora dos protestos, passando diretamente por Central London. O carro deles foi atacado e a foto que registra o susto dos dois merece ser reproduzida:

1 comment:

ini said...

still a monarchy
the surprise on her face is indeed astonishing!